Entendendo sobre o visto canadense
O sistema consular do Canadá oferece vários tipos e modalidades de visto para brasileiros. Os mais conhecidos são o visto de turismo (V1) e a Autorização Eletrônica de Viagem (eTA). Contudo, existem pelo menos mais três tipos de vistos para diferentes propósitos e atividades no Canadá, incluindo trabalho, estudo, negócios ou mera visitação.
Se você planeja ir ao Canadá, é essencial conhecer as normas e pré-requisitos de cada categoria. O governo canadense não permite que brasileiros entrem ou transitem pelo país sem um documento legal que autorize o acesso, seja por via marítima, aérea ou terrestre. Ao considerar uma assessoria de documentos consulares, conte com o nosso time de profissionais qualificados e prontos para ajudá-lo.
Na WeVisa, estamos preparados e conhecemos as especificidades para lidar com qualquer situação. Veja só:
Tipos de Visto para o Canadá
- Visto de Turismo/Visitante (V1): Líder no ranking de vistos mais pedidos, o V1 é para fins turísticos e participação pontual em eventos ou congressos. Permite estadia de até seis meses, autoriza múltiplas entradas no país e participação em eventos de até 24 semanas.
- Autorização Eletrônica de Viagem (eTA) ou Visto de Trânsito: Indicado para estadias de até 48 horas em território canadense, o eTA é ideal para quem precisa fazer uma escala ou conexão aérea no Canadá.
- Visto de Estudante por Tempo Limitado (SX-1): Para candidatos que vão estudar em uma escola de idiomas por até seis meses. O processo só pode ser iniciado se o estudante estiver matriculado e com todos os comprovantes necessários.
Visto de Autorização para Estudos (S-1): Para estudantes em programas acadêmicos com duração superior a seis meses. Não permite atividade remunerada no Canadá.
Visto para Permissão de Estudos e Trabalho (SW-1): Para quem pretende estudar e trabalhar no Canadá por dois anos ou mais, exigindo comprovação de vínculo acadêmico e prática de estágio obrigatório.
Visto de Trabalho (W-1): Permite permanência definitiva e atividade profissional remunerada no Canadá. Destinado a pessoas com proposta de emprego ou bolsa remunerada, e diretamente relacionado a questões acadêmicas.
Visto de Negócios (B-1): Para trabalhadores que precisam realizar negociações, reuniões, visitas a empresas ou participação em eventos. Válido por 10 anos, a devolutiva do consulado canadense ocorre em até 15 dias.
Visto para Atividades Profissionais Momentâneas/Temporárias (WX-1): Para trabalhadores com compromissos rápidos no Canadá, permitindo uma permanência curta e limitada.
Etapas para Aplicação do Visto
- Definir a categoria de visto: Verifique os pré-requisitos, interesses e possibilidades.
- Cadastro no site do governo canadense: Utilizado no registro da aplicação para o visto.
- Verificar elegibilidade: O site do governo do Canadá determinará se você está apto.
- Checklist de documentos: Assegure-se de que possui todos os documentos necessários.
- Iniciar a solicitação de visto: O prazo final é de 60 dias para concluir o pedido.
- Envio de documentos: Revise todos os documentos para certificar que estão corretos.
- Pagamento das taxas: Necessário para liberar a coleta da biometria.
- Agendamento de biometria: Realizado nos Centros de Solicitação de Visto do Canadá (CVAC) dentro de 30 dias.
- Retirada do passaporte: Acompanhe a solicitação no site do governo. Após a aceitação, a emissão do visto costuma demorar até 15 dias.
Facilite o Processo com a WeVisa
O processo de solicitação para o visto canadense exige cautela e responsabilidade. Na WeVisa cuidamos de todas as etapas, aproximando você da viagem dos sonhos.
Nossa equipe experiente facilita todo o processo, organizando e obtendo documentos consulares para viajantes.
WeVisa, a sua porta de entrada para o mundo.