As mudanças no documento de identidade
É normal que, após o casamento ou divórcio, seu nome mude na carteira de identidade. Embora algumas pessoas optem por não adotar o sobrenome do cônjuge, na maioria dos casos, a mudança acontece na carteira de identidade e, consequentemente, em outros documentos oficiais, como o passaporte. A mesma regra vale para qualquer alteração legal no nome do indivíduo.
Sendo uma das questões mais levantadas sobre o visto americano, as atualizações no estado civil e na modificação do nome exigem atenção do solicitante ou portador de visto. Existem regras estabelecidas pelo governo dos Estados Unidos que podem exigir um novo pedido ao consulado.
A alteração do meu nome influencia no meu visto?
Sim. O governo estadunidense recomenda que qualquer alteração no documento de identidade seja refletida no visto e no passaporte. Caso contrário, você corre o risco de sofrer penalidades pela falta de atualização legal dos seus documentos. Portanto, se você passar por alguma modificação no nome, é necessário entrar em contato com a Polícia Federal o quanto antes para iniciar um novo processo de obtenção de passaporte com as informações atualizadas. Após essa etapa, você deve realizar o mesmo procedimento com o seu visto americano.
Posso solicitar a emissão de uma 2ª via de passaporte com a atualização no meu nome?
Não. A emissão de uma 2ª via do passaporte ou um pedido de renovação para inserir dados adicionais não é possível. Para qualquer mudança no documento, é necessário abrir uma nova solicitação pelo site da Polícia Federal. Esse processo burocrático exige tempo e atenção, por isso contar com uma assessoria especializada em vistos e passaportes faz toda a diferença.
E se eu me casei no exterior?
O governo federal esclarece que toda certidão de casamento emitida fora do país, seja por cartório ou consulado, não tem validade no Brasil. O casamento realizado no exterior só passa a ter validade no Brasil após a consularização no país de origem, seguida de uma transcrição em cartório brasileiro ao retornar. A transcrição é obrigatória em todos os casos de consularização. Sem a realização desses procedimentos, a certidão de casamento é inválida no Brasil.
Terei uma viagem de emergência e meus documentos estão desatualizados. Como procedo?
Se você se casou recentemente e não teve tempo de atualizar seu visto, mas precisa ir urgentemente aos Estados Unidos, o governo norte-americano autoriza que você leve o documento antigo desatualizado, desde que também carregue uma cópia autenticada do documento que comprove a alteração do seu nome.
Devo levar a certidão de casamento ou divórcio na viagem?
Não necessariamente, mas caso você ainda não tenha conseguido atualizar seus documentos, é recomendável levar a certidão. O oficial da imigração pode questioná-lo sobre seu estado civil, e se você não tiver esse documento para comprovar sua situação, pode enfrentar complicações, e até mesmo ter a entrada negada nos Estados Unidos.
Como fica o passaporte antigo e o passaporte novo após o casamento?
Caso tenha renovado ou emitido uma 2ª via do passaporte com a atualização dos dados de casamento ou divórcio, mas no visto americano ainda constar o passaporte antigo, não se preocupe! Leve ambos os documentos na viagem, juntamente com a cópia autenticada da certidão de casamento. A mesma regra se aplica em outros casos em que houver alteração do nome pessoal.
Quais documentos preciso para solicitar um novo passaporte?
O processo demora cerca de 10 dias úteis. Após o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), você poderá agendar a data de comparecimento presencial a uma unidade responsável. Aqui está uma lista de documentos necessários para que você se organize antes de agendar a ida a um posto de atendimento da Polícia Federal:
- Documento de identidade original: RG, CNH, CTPS ou passaporte antigo
- CPF (se não constar no documento de identidade)
- Certidão de nascimento ou casamento
- Título de eleitor e certidão de quitação eleitoral
- Comprovante de quitação com o serviço militar para solicitantes do sexo masculino
- Certificado de naturalização para brasileiros naturalizados
- Comprovante de pagamento da GRU
Como tornar todos esses processos menos burocráticos?
Contrate um serviço de assessoria especializada que cuidará de todas as etapas para você!
Na WeVisa contamos com um time de profissionais altamente influente e experiente, que simplifica a obtenção de documentos consulares para viajantes e imigrantes internacionais.
Invista em quem conhece o segmento e traz bons resultados para seus clientes! Renove seu visto americano sem burocracia.
WeVisa, a sua porta de entrada para o mundo.